Viajar faz bem para o morador e renova a decoração dos ambientes

Por Cristiane Sabadin

 

Isso mesmo. Se você gosta de viajar e costuma fazer compras interessantes e boas fotografias, invista nesses diferenciais na decoração de sua casa.

 

Viagem (6) - Cópia

Espaço destinado às lembraças de viagens como placas, souvenirs, canecas, bichos de pelúcia, livros…

 

Sem dúvidas, há excelentes lojas de decoração na região, que não deixam a desejar em nada para os grandes centros. Mas há uma maneira de decorar a casa que rende não apenas um estilo próprio, como também boas histórias e lembranças. São as viagens. Por onde se vai, dentro ou fora do Brasil, é possível encontrar peças cheias de charme que podem transformar os ambientes.

 

A arquiteta e urbanista Aline Krupkoski não apenas concorda com isso, como é apaixonada por viagens. Em entrevista ao JdeB, ela conta como tirar maior proveito de objetos e até das fotografias que são feitas durante os passeios, trazendo às residências uma decoração de viajante com muito estilo e beleza. Confira:

Viagem (5) DCIM101GOPRO

Aline gosta tanto de viagens quanto de arquitetura e costuma sempre trazer objetos de decoração na bagagem.

 

JdeB – De cada lugar, seja no Brasil ou no exterior, é possível trazer um objeto ou uma lembrancinha para decorar a casa. Há pessoas que são loucas por colocar em suas empresas ou casas a cultura dos lugares visitados. Como esses objetos podem ser incluídos na decoração e ainda valorizar os ambientes?

Aline – Aqui a sua imaginação é o limite. A fotografia na decoração é muito utilizada, você pode usar fotos suas em lugares que são importantes pra você ou quadros que representem algum país ou lugar que você gosta. Outro clássico da decoração viajante são os ímãs. Fáceis de trazer, você pode deixar a sua geladeira colorida e o ambiente mais divertido. É possível ainda investir em capas de almofadas com temas de viagens, canecas, colherinhas de colecionador – uma para cada lugar que visitou – ou então objetos de decoração comprados em uma feirinha de antiguidades que só de olhar te transporta para aquele clima gostoso novamente. Outra dica legal é usar mapas na decoração ou então um papel de parede que remeta a viagens.

 

JdeB – O que os viajantes jamais podem deixar de comprar durante as viagens para trazer na bagagem e incrementar a decoração de suas residências?

Aline – É muito pessoal, eu gosto de peças que, quando eu olhe para elas, me transportem para aquele momento da viagem. Normalmente o lugar para esses souvenirs são limitados, por isso a peça precisa realmente significar alguma coisa para valer a pena trazer.

 

JdeB – Sei que você ama viajar e deve ter trazido muitas coisas para deixar sua casa ainda mais linda e cheia de personalidade. O que mais gostou? Quais objetos você encontrou nas viagens e que têm a sua cara?

Aline – Em cada viagem eu me apaixono várias vezes por muitos objetos de decoração, mas normalmente são peças grandes ou delicadas, ficando inviável trazê-las. Para evitar esses transtornos e surpresas ao chegar, normalmente compro ímãs, pôsteres, canecas e souvenirs. Na minha casa projetei um cantinho para acomodar essas lembranças, além de criar um painel de cortiça com muitos itens que são importantes para mim e meu marido, como ingressos de shows, credenciais de imprensa de grandes festivais que tivemos a oportunidade de cobrir, passagens, tickets de museus, de metrô, entradas de passeios, enfim, confesso que sempre preferi a decoração mais limpa e sem muitos objetos expostos, mas agora sempre me pego olhando para cada objeto e lembrando toda a sua história e estou amando essa oportunidade de ‘viajar’ novamente todos os dias.

 

Viagem (1)

Canecas de San Pedro de Atacama, no Chile, Nova York e Foz do Iguaçu servindo de vasos em cima da mesa.

 

 

Publicação: 20/01/2015
http://www.jornaldebeltrao.com.br/noticia/207829/viajar-faz-bem-para-o-morador-e-renova-a-decoracao-dos-ambientes