Por que fazer um projeto de interiores?

O design de interiores serve para planejar todos os detalhes de um ambiente levando em consideração a estética, funcionalidade e o conforto. Neste projeto define-se os revestimentos, acabamentos, layout, mobiliário, iluminação e paginação de forro. Exige muito mais do que criatividade pois engloba uma série de fatores técnicos que são primordiais para deixar o ambiente harmonioso. Cada pessoa é única e nada como ter a sua personalidade traduzida em um ambiente.

Para compor um ambiente existem muitos aspectos que são levados em consideração pois cada elemento escolhido vai influenciar diretamente na forma de ver e sentir este espaço como por exemplo o uso de linhas horizontais. Utilizando-as em um ambiente que é muito alto podemos amenizar e disfarçar esse efeito, porém se o cliente desejar ampliar essa sensação mostrando a imponência do pé direito as listras verticais são as mais indicadas. Outro exemplo é o uso de espelhos que em ambientes pequenos pode dar a sensação que o espaço foi ampliado. É possível utilizar-se desses elementos para enfatizar ou amenizar características do ambiente ou de algum objeto.

As cores devem ir além do gosto pessoal pois elas influenciam diretamente os usuários de um ambiente, podendo estimular, deprimir, irritar, dar sensação de frio, calor e assim como as luzes, podem alterar as noções de profundidade dando a sensação que um ambiente é maior, menor, estreito, etc. Os profissionais devem ter em mente as atividades que serão exercidas para poder compor utilizando-se combinações de cores harmônicas e que sejam próprias para cada tipo de atividade. Outro elemento importantíssimo em um projeto de interiores é a iluminação. A escolha correta da iluminação é fundamental para um bom projeto e por isso procurar um profissional é o mais indicado.

suíte

Quando os espaços são pequenos a importância do projeto de interiores é ainda maior pois cada detalhe será pensando para que se possa aproveitar da melhor forma cada metro quadrado.

Para as áreas comerciais e coorporativas o planejamento do espaço e o bom uso destes artifícios são indispensáveis para valorizar seus produtos. Lojas, restaurantes, consultórios e outros ambiente de negócios devem impressionar seus clientes fazendo com que eles se sintam bem em seu interior e queiram sempre voltar para fazer novos negócios. A harmonia das cores, luzes e texturas surpreende associando a sua marca de maneira positiva ao mercado além de proporcionar um ambiente único e agradável ao seu cliente.

Engana-se quem associa o projeto de interiores a gastos exorbitantes, tudo é pensado conforme o orçamento disponível pelo cliente. O objetivo do arquiteto é adequar o gosto e a intenção do cliente a critérios técnicos e artísticos chegando assim a um resultado final satisfatório.

 

Ap Venezuela-Cena7